Príncipe Philip morre aos 99 anos
O anúncio foi feito pela conta oficial da família real britânica no Twitter. Crédito: Redes Sociais
Faleceu nesta sexta-feira (9), príncipe Philip, marido da rainha britânica Elizabeth. Sua morte foi anunciada por volta de meio-dia (horário de Londres), 8h (horário de Brasília).
O comunicado foi feito pelo Palácio de Buckingham na conta oficial da família real no Twitter. “É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente nesta manhã no Castelo de Windsor”, informou o anúncio.
O duque de Edimburgo, como era oficialmente conhecido, e a Elizabeth se casaram em 20 de novembro de 1947 e, completariam 74 anos de união, em 2021. Ele esteve ao lado da rainha ao longo de todos os 69 anos de seu reinado, o mais longo da história do Reino Unido.
Príncipe Philip nasceu na Grécia em 10 de junho de 1921. Era sobrinho do rei grego, Constantino I, e filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e de Alice de Batemberga. Após a Grécia ser derrotada na Guerra Grego-Turca, em 1922, sua família foi banida do país. Philip teve passagem pela França e em 1928, foi mandado para um colégio interno no Reino Unido.
Ingressou na marinha britânica em 1939, no Colégio Naval de Dartmouth, aos 18 anos. Foi lá onde conheceu Elizabeth, ainda adolescente, em uma visita da família real.
No início da década de 50 desistiu de sua carreira militar para acompanhar a rainha nos compromissos oficiais.
Em agosto de 2017, aos 96 anos, Philip se aposentou dos deveres reais. Ao logo de todos esses anos cumpriu 22.219 compromissos oficiais.
Philip e Elizabeth tiveram quatro filhos, príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward.
A Coroa britânica não revelou a causa da morte, mas em 16 de fevereiro príncipe Philip passou por uma intervenção cardíaca após ser hospitalizado com mal-estar. Ele esteve internado por um mês, tendo alta em 16 de março.