Trabalhadores do comércio serão testados em Cachoeiro
A partir de segunda-feira (3), serão realizados 3 mil testes que apresentam resultado em 15 minutos. Foto: Divulgação/PMCI
O combate ao novo coronavírus em Cachoeiro ganha uma nova frente, nessa semana, com a testagem de trabalhadores do comércio do município. A Prefeitura realizará, inicialmente, 3 mil testes rápidos de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos e têm precisão de mais de 90%.
O objetivo é ampliar o acesso gratuito aos testes de covid-19, o que ajuda no mapeamento da doença e possibilita a interrupção da cadeia de transmissão do vírus, a partir do isolamento domiciliar de quem testa positivo.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Saúde (Semus) e Desenvolvimento Econômico (Semdec). Na última quinta-feira (29), uma equipe da Semdec iniciou o cadastro de trabalhadores do setor, em estabelecimentos comerciais da área central da cidade.
Os testes nos profissionais cadastrados serão realizados pela Semus na segunda (3), na terça (4) e na sexta-feira (7), pela manhã, no pátio do Museu de Ciência e Tecnologia (sede da Semdec), com suporte do Ônibus da Saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, o teste de captura de antígeno consegue identificar o vírus do 1º ao 5º dia de sintoma da doença, quando, em geral, ela se manifesta de forma branda e, às vezes, nem é percebida.
“Isso permite um diagnóstico precoce, que, com o necessário isolamento social da pessoa infectada, ajuda na diminuição do contágio e possibilita que o tratamento clínico dessa pessoa seja iniciado mais rapidamente, reduzindo os riscos de evolução para quadros mais graves da doença, que podem levar à internação hospitalar e a óbito”, explica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli, destaca que a ação vai garantir mais segurança aos trabalhadores do comércio e, também, aos consumidores.
“Mesmo com as medidas sanitárias adotadas nos estabelecimentos comerciais, esses trabalhadores estão suscetíveis à infecção, pela interação social própria da atividade e, por exemplo, no transporte coletivo, que muitos deles usam para ir ao trabalho. Com essa inciativa, estamos protegendo milhares de famílias cachoeirenses e garantindo um apoio muito importante ao comércio, que é um dos setores da economia mais afetados pela pandemia”, avalia.
Testes de antígeno
Repassados ao município pela Secretaria de Estado da Saúde, os testes de captura de antígeno estão entre as modalidades de testagem oferecida na rede pública de saúde de Cachoeiro.
Eles são feitos a partir da coleta de material pela garganta ou nariz (swab), mas, diferentemente do exame RT-PCR, que utiliza o mesmo procedimento e pode levar mais de uma semana para obtenção do resultado, apresentam o diagnóstico em 15 minutos e são considerados mais eficientes e confiáveis que o teste rápido sorológico (IgM e IgG).
Em Cachoeiro, desde o início da pandemia, foram realizados 59.450 testes de covid-19 (de todos os tipos), a maioria deles pela rede pública de saúde.