Alegria e solidariedade: Projeto do Ernane comemora 10 anos de
Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa neste domingo
O Festival é um dos mais importantes no cenário teatral do Espírito Santo. Por conta da pandemia, será realizado em formato online. Foto: Comunicação Guaçuí
Começa neste domingo (16) e segue até sábado (22), o 21º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, realizado por meio do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira. Os espetáculos acontecerão, em formato online.
Ainda que em modelo virtual, este evento ratifica o hábito da população da região do Caparaó em prestigiar os espetáculos que se apresentam no festival desde o ano de 2000, e ao mesmo tempo em que conhece as diferenças culturais de cada região brasileira, quer seja do nordeste, do sudeste, do norte ou do sul do país. Ele ainda fomenta as artes cênicas, aproximando o público dos grupos e os grupos das aspirações do povo.
O público, segundo seus organizadores, se envolve não só com o teatro, mas também com outras manifestações artísticas como a dança, fotografia e a música.
O festival propõe mais uma vez o prosseguimento dessa política de integração comunidade-artista-teatro, sendo um impulso permanente e necessário a atingir um amadurecimento teatral, partindo do município de Guaçuí, através do Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Guaçuí, e neste ano especificamente da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura de forma emergencial.
Assim o 21º Festguaçuí proporciona um enriquecimento cultural ao público e aos envolvidos nas oficinas e espetáculos, e o consolida como um dos pontos de referência de cultura no Estado.
Essa edição corresponde a do ano de 2020 que devido à pandemia foi sendo adiada e agora acontecerá de forma online, com transmissão pelo canal Youtube do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.
Um cuidado especial com as companhias de teatro e equipe técnica será mantido durante todo o Festival, observando os protocolos sanitários em vigor, como uso de máscaras e de álcool em gel, medição de temperatura, entre outras medidas.
Mantendo seu formato dos anos anteriores, o Festguaçuí deste ano recebe trabalhos adultos, para infância e juventude, e de rua, além de exposições, debates e oficinas. Conta na abertura com o espetáculo “Abajur cor de carne”, do Coletivo Emaranhado, de Vitória.
A mostra opta em 80% neste ano por montagens do Estado do Espírito Santo, contemplando o Sul do Estado, a Região do Caparaó, o Norte e a Grande Vitória, e ainda espetáculos convidados de outras partes do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais, selecionados no ano passado, tendo em vista a inscrição do Festival no edital de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
A organização espera que a participação online seja intensa, para prestigiar os trabalhos que estarão sendo transmitidos pelo canal do Grupo Gota e que ficarão à disposição na internet.
Todos os dias, nas diversas sessões, o festival promete movimentar o cenário cultural da cidade de Guaçuí e se confirmar como um dos principais do Espírito Santo.
“O importante é que mesmo diante da necessidade de distanciamento, a arte continue sendo produzida e o teatro não deixe de estar no cotidiano dos moradores de Guaçuí e de todos que amam o Festival”, destaca o organizador Carlos Olla.
O evento é coordenado pelo Grupo Teatral e Ponto de Cultura “Gota, Pó e Poeira”, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaçuí (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes), da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Estado da Cultura através do edital de Artes Integradas.
Confira a Programação:
DIA 16 DE MAIO – DOMINGO
20H – ABERTURA OFICIAL
20H15 – ABAJUR COR DE CARNE – Coletivo Emaranhado – ES
DIA 17 DE MAIO – SEGUNDA-FEIRA
14H – QUIXOTE – Cia Canta Circo – SP
20H – UM CERTO LAMPIÃO – Grupo de 4 no Ato – RJ
DIA 18 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
14H – A ÁRVORE – Boyásha Trupe de Teatro – ES
18H – AS MALDITAS, ESSAS GÊMEAS NÃO SÃO FLOR QUE SE CHEIRE – Cara Dupla Coletivo de Teatro – PB
20H – TERROR E MISÉRIA – Laboratório de Montagens Cênicas: Epicentro – ES
DIA 19 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
14H – CONTOS DE COR – Cia Mais Um Ponto, Mais Um Conto – ES
17H – NEM TUDO SÃO AMORES – Cia de Teatro Homônimos Perfeitos – ES
20H – A MAIS FORTE – Boyásha Trupe de Teatro – ES
DIA 20 DE MAIO – QUINTA-FEIRA
10H – A REFEIÇÃO – Cia Tramp de Palhaços – SP
14H – ESTAÇÃO TORRETE – Ovorini Carpintaria Cênica – MG
20H – O MUNDO ASSOMBRADO – Cia Nós de Teatro – ES
DIA 21 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
14H – A NOITE ILUMINADA – Cia Junco – ES
16H – DOSE DUPLA – Lacarta Circo Teatro – ES
20H – ETERNAMENTE BIBI – Cara Dupla Coletivo de Teatro – PB
DIA 22 DE MAIO – SÁBADO
10H – ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO – Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – RJ
14H – AS MALAS QUE CARREGO – Cia Teatral JC – ES
20H – OS SACRILÉGIOS DO AMOR – Grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira – ES
21H – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO.
– Online – Canal do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Youtube
– De acordo com os protocolos sanitários vigentes da Covid-19.
– Exposição na Galeria Zélia Viana de Aguiar.