Alegria e solidariedade: Projeto do Ernane comemora 10 anos de
Cachoeirense Sávio Lima Lopes lança plaquete de poesias neste sábado
Para o projeto foram escolhidos 25 autores de todo o país e, neste sábado, acontecerá o lançamento de três deles
No próximo sábado (15), será lançado o Projeto de Plaquetes de Poesias da Editora Primata, de São Paulo. Três autores apresentarão seus livros. Um deles é o cachoeirense Sávio Lima Lopes, que tem seu livro intitulado “Samples”. Além dele, as autoras Vera Lúcia e Gabriela Lozano, também lançam respectivamente suas plaquetes, “Tempo Suspenso” e “O amor é o fim do cerco”.
Nós do Portal A7 conversamos um pouco com Sávio sobre esse lançamento que é uma grande realização pessoal.
Sávio Lima Lopes nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, mas atualmente reside em Jaciguá, distrito de Vargem Alta. Ele é professor de administração e há 10 anos escreve poesias. A paixão surgiu a partir da leitura de outros poetas.
“Eu sempre fui muito leitor de literatura e um dia descobri a poesia de Waly Salomão, um escritor baiano que tinha obras incríveis. Quando comecei a ler os poemas dele, vi que poesia não é uma coisa chata e foi aí que eu comecei a escrever também”, disse.
Essa é a primeira publicação individual de Sávio, o livro conta com cinco poemas em 16 páginas, todos de sua autoria. “Alguns textos foram criados exclusivamente para o livro, outros já estavam prontos, mas foram adaptados para esse trabalho” explicou ele.
Apesar dessa ser seu primeiro livro solo, o autor já teve suas poesias publicadas anteriormente.
“Minha primeira publicação de poesia foi em uma antologia organizada pela Editora Expressividade, de Florianópolis/SC, em 2020. Inscrevi duas poesias (“Jogo de Náusea” e “Sol na Garganta”) e tive as duas selecionadas para publicação. A Antologia “Poetas do Brasil: a minha e outras poesias”, contou com 12 poetas de todo o Brasil, que tiveram um ou dois poemas selecionados”, contou.
Os poemas que compõem “Samples”, de Sávio Lima Lopes (Editora Primata, 2021), estabelecem um jogo de mostra-esconde. Inspirados na cultura do remix, cada elemento da plaquete (título, epígrafe, sobre o autor) se conecta com os poemas. O importante não é sobre o quê ou quem são os poemas. São os enigmas.
Live de Lançamento
A estreia ao público será através de uma Live no Canal do YouTube da Editora Primata, às 15h.
O projeto da Editora Primata foi idealizado em 2020, quando foi lançado um concurso a nível nacional. O autor interessado deveria inscrever-se e enviar de cinco a dez poesias de sua autoria.
Ao todo, foram quase 800 plaquetes inscritas em todo o Brasil, e 25 foram selecionadas, entre elas, a de Sávio.
Neste sábado, serão lançados três dos 25 autores. São livros individuais, mas de uma mesma coleção. Todos livros autorais.
Para adquirir essas ou outras plaquetes, basta acessar o site da Editora Primata. Na compra do combo com os três livros que serão lançados neste sábado, o frete é grátis.