Alegria e solidariedade: Projeto do Ernane comemora 10 anos de
Maranhão confirma primeiros casos de covid da nova variante indiana
Os primeiros casos de covid-19 por cepa descoberta na Índia são em tripulantes de navio que chegou no Brasil. Foto: Portal Saúde/MA
O secretário de Saúde do estado do Maranhão, Carlos Lula, confirmou nesta quinta-feira (20) os primeiros casos de Covid-19 provocado pela nova cepa descoberta na Índia, chamada B.1.617.2. Os infectados são tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, vindo da China.
A embarcação está ancorada na costa do Maranhão, desde a semana passada e toda a tripulação está em quarentena, após um deles, um indiano de 54 anos, ser diagnosticado com a doença. Ele precisou ser encaminhado de helicóptero para um hospital de São Luís, na última sexta-feira (13).
Outros cinco tripulantes testaram positivo para covid e depois, em outros exames foi confirmada a presença da nova variante. As pessoas que estão navio encontram-se isoladas e sem permissão para desembarcar no Brasil.
Cepa indiana
A linhagem predominante da B.1.617 foi identificada na Índia em dezembro de 2020. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante é uma preocupação global.
Por conta disso, na última sexta-feira (14), o governo federal proibiu a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia. A decisão atende a recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos recordes de casos e mortes no país.
Até o momento, cientistas ainda não conseguiram identificar se a nova variante é mais transmissível, se as vacinas já existentes são eficazes e se ela é responsável por casos mais graves da doença.