Alegria e solidariedade: Projeto do Ernane comemora 10 anos de
Festival homenageia membro fundador do Cineclube Jece Valadão
Vídeo com entrevista de Beto Souza foi disponibilizado no site do Tela Curta Cachoeiro nesta quarta-feira (2)
Carlos Roberto de Souza, um dos fundadores e principais lideranças do Cineclube Jece Valadão, é o homenageado do Cine, evento online realizado pelo próprio cineclube. O vídeo de uma entrevista feita com ele foi disponibilizado nesta quarta-feira (2), no site do festival.
Aos 72 anos, Beto, como é mais conhecido, faz um relato sobre o processo de formação do Cineclube Jece Valadão, fundado em 22 de junho de 2006, em Cachoeiro de Itapemirim. Na época, ele fazia parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, e o cineclube, apesar de independente institucionalmente, foi criado com incentivo da Prefeitura de Cachoeiro.
No vídeo, Beto também fala sobre a relação com o ator, produtor e cineasta Jece Valadão, que faleceu em novembro do mesmo do ano de fundação do cineclube. Ele relata, ainda, lembranças de seus primeiros contatos com o cinema, ainda na infância, e sua atuação em atividades cineclubistas nas décadas de 60 e 70.
“É necessário falar que, apesar de eu ser sempre a pessoa que aparece, o cineclube foi construído através de muitas pessoas. É claro que tem sempre um que se destaca mais, que representa esses outros elementos, mas temos que lembrar sempre que existem muitos baluartes do cineclube – pessoas comuns como eu, que se dedicaram”, ressalta Beto.
“Pensamos nessa homenagem desde que tivemos a ideia de fazer o Tela Curta Cachoeiro. O Beto virou sinônimo de cineclube na cidade, e a dedicação dele foi decisiva para que o Cineclube Jece Valadão chegasse aos seus 15 anos com tantas realizações – incluindo este festival”, afirma Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão e produtor-executivo do evento.
Programação até domingo (6)
O 1º Festival Tela Curta Cachoeiro segue até o próximo domingo (6). São mais de 40 curtas-metragens realizados com dispositivos móveis e outras formas de produção alternativas, disponibilizados gratuitamente no site do evento.
Os filmes estão distribuídos em três mostras competitivas, uma mostra paralela e duas sessões especiais – incluindo um vídeo de alunos da escola estadual Professora Inah Werneck, realizado em uma oficina organizada durante o festival.
Também serão realizados mais quatro debates, desta quarta (2) até sábado (5), com diretores dos filmes das mostras competitivas. A transmissão ocorrerá pelo canal youtube.com/
No último dia do evento, serão anunciados os três vencedores de cada mostra competitiva e o vencedor do Juri Popular, que receberão prêmios de R$ 350 a R$ 150.
Acompanhe o festival em www.telacurtacachoeiro.com.