Viana começou a vacinar população com meia dose da AstraZeneca
Dia D foi realizado neste domingo. Imunização em massa faz parte de um estudo científico. Foto: Hélio Filho/Secom
O município de Viana (ES), começou no último domingo (13), a vacinação da população com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Isso faz parte de um estudo, que está sendo realizado em moradores voluntários, para avaliar a eficácia de uma dose menor do imunizante. Também será avaliada a diminuição do números de casos, de internações e de mortes.
A população de 18 a 49 anos, que não são do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e ainda não foram vacinadas, podem participar desse teste.
O projeto batizado de Viana Vacinada, a iniciativa faz parte de um estudo científico realizado por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conta ainda com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.
A eficácia da estratégia de vacinação com meia dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como na epidemia de febre amarela, em que obteve êxito e garantiu a vacinação do Brasil e da África.
Os vacinados com a meia dose receberão, após 12 semanas, outra meia dose. As vacinas utilizadas foram doadas pelo PNI. Caso o objetivo de imunização não seja alcançado, todos os vacinados receberão uma dose completa de reforço e estarão imunizados.
A campanha Viana Vacinada deve vacinar até 35 mil pessoas contra o novo Coronavírus, em uma iniciativa pioneira no País.