Projeto que busca revitalizar mananciais e preservar matas ciliares é
Trabalhando de forma transparente Diogo Lube está em seu segundo mandato como vereador
Lube está sempre em busca de alternativas e sugestões para uma melhor atuação para o bem coletivo dos cachoeirenses
Natural de Cachoeiro, Diogo Pereira Lube, mais conhecido como Diogo Lube nasceu e foi criado no bairro Zumbi. Filho de Antônia Augusta Pereira e Gercy Pereira, ela professora e ele gráfico. Hoje com 42 anos, está como vereador de Cachoeiro de Itapemirim pelo Partido Progressista (PP).
Formado em História há 21 anos, pelo Centro Universitário São Camilo, leciona história, filosofia, sociologia e ciências políticas em escolas públicas, particulares e pré-vestibular da cidade. Acumula experiência na educação desde o nível básico ao superior. É servidor público estadual, licenciado devido ao cargo de vereador.
Sua atuação é profundamente ligada à juventude e aos movimentos culturais, musicais em especial. É cientista político e se candidatou vereador, por uma opção técnica, para tentar fazer uma política desfocada de troca de favor. “Respeito os vereadores que são vereadores de distritos e bairros, mas acho que a gente tem que fazer aferições técnicas também, principalmente no campo da fiscalização, do debate, da legislação. Apesar de me considerar um cara mais de centro esquerda, respeito o diálogo com todos os partidos, com todos os grupos, não gosto de extremismo político, odeio extremismo, seja de um lado ou de outro. Acho que a gente precisa dialogar cada vez mais, para acabar com esse clima de briga que existe no Brasil, principalmente entre direita e esquerda”, disse.
Em 2016 veio como vereador pela primeira vez e ganhou, eleito como o 5º mais votado. Hoje é 1º secretário e Diretor da Escola do Legislativo. Legalista, é presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Comissão Especial do IPTU, relator da Comissão De Educação. Está em seu segundo mandato como vereador.
“A gente precisa dialogar cada vez mais, para acabar com esse clima de briga que existe no Brasil, principalmente entre direita e esquerda.”.
Voltado para projetos de perfil mais consistente, sem cunho assistencialista, seu compromisso é, fundamentalmente, com as causas sociais e de Direitos Humanos, princípios que orientam sua atuação parlamentar. Apresentou vários projetos a Câmara como a Semana da Conscientização da Violência contra o Professor, foi autor dos projetos de Micro Cervejarias em Cachoeiro e de Combate ao Racismo Institucional.
Diogo é, ainda, um dos membros fundadores do Professores de Humanas pela Democracia (PHD), grupo que reúne um conjunto de pessoas que decidiram debater e atuar mais incisivamente no campo político não partidário, seja por meio de debates, ou de ações de cunho social. O vereador Diogo Lube está sempre em busca de alternativas e sugestões para uma melhor atuação na busca do bem coletivo dos cachoeirenses.
Também é músico, tem uma banda de rock e uma barbearia pub com a pegada bem de bar/tatuagem. Noivo da Endrica Silva, também é pai da Helena de 8 anos, que ele mesmo diz ser a coisa mais importante de sua vida.
Caseiro, gosta de música e de cozinhar. Ama ler principalmente coisas de política, sociologia, antropologia e cultura. Cristão, católico atuante, devoto de São Bento e Mariano, é uma pessoa que acredita na justiça social.
FOTOS: CLARICE MONTEIRO