Escritora capixaba Renata Bomfim lança livro de poesias bilíngue
“O Coração da Medusa” foi traduzido para o castelhano pelo poeta espanhol e crítico literário Pedro Sevylla de Juana
A Reserva Natural Reluz, com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (SECULT) e recursos do Funcultura, lança a obra “O Coração da Medusa”, da escritora capixaba Renata Bomfim. Descrito como “um livro mágico” pelo poeta e crítico literário nicaraguense Francisco de Asís Fernández Arellano e, como um “caminho de transformação para o leitor” pelo poeta português José Luis Peixoto, O Coração da Medusa é o primeiro livro de poesia bilíngue da escritora, que foi traduzido para o castelhano pelo poeta espanhol e crítico literário Pedro Sevylla de Juana.
A obra possui 158 páginas e está organizada em três capítulos intitulados “Canto Iniciático”, “Queda” e “Ascensão”, contando ainda com um conjunto de poemas intitulados “Outros poemas”. Esse itinerário de leitura constrói uma jornada de encantamento e estranheza para o leitor, por conta dos temas que vão do sublime ao profano, dando voz a mitos transgressores e rompendo com o silêncio que secularmente ronda variados temas femininos.
A venda do livro será integralmente revertida para os projetos de proteção ambiental e bem-estar animal da Reserva Natural Reluz, uma RPPN criada e mantida pela escritora e, pretende ser, também, um instrumento de aproximação das pessoas da causa ambiental.
O lançamento, aberto ao público, acontecerá nesta sexta-feira (13), de 16h as 19h na área externa da Sempre Verde Garden Center, localizada à Av. Pedro Depiante, 120 – Boa Vista, Vitória – ES. Outras informações: (27) 9 9574-7410.
Autora
Renata Bomfim nasceu no Espírito Santo, Brasil, em 1972. Poeta e ensaísta é Doutoraem Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ambientalista com forte atuação política na defesa da Mata Atlântica brasileira, em 2007 criou a Reserva Natural Reluz, onde realiza trabalhos de preservação e educação ambiental. Ganhadora da Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky” e da Medalha de Mérito Cultural Renata Pacheco. Representou o Brasil em Festivais de poesia na América Latina. É autora artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior e dos livros de poemas Mina (2010), Arcano Dezenove (2012), Colóquio das árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021).