Início » Festival de TV e Cinema de Muqui começa nesta sexta-feira

Festival de TV e Cinema de Muqui começa nesta sexta-feira

Por Redação
Em 2021, o Festival comemora sua 10ª edição e terá como tema a Agricultura Familiar e Vida no Interior. Foto: FECIM

 

Entre os dias 12 e 14 de novembro acontecerá a 10ª edição do Festival de TV e Cinema de Muqui (FECIM). Realizado pela Associação Comercial e Empresarial da cidade, o Festival celebra 10 anos de interiorização do cinema no interior, com o tema: Agricultura Familiar e Vida no Interior.

O evento trará curta metragens, séries de TV e projetos de streaming ao longo dos três dias, além de shows com bandas muquienses e palestras com produtores rurais.

Com o apoio de empresas locais, da Prefeitura de Muqui, e do Governo do Estado via SECULT-ES, o FECIM 2021 homenageará a Diva da Bossa Nova, Alaíde Costa, e o Artista Muquiense, Gerson Lethieri.

Nesta edição comemorativa, o evento se dará de forma híbrida e terá como cenário a histórica Fazenda dos Andes, zona rural do município, na Rota da Morubia, a 9 km do Sítio Histórico. O FECIM será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Festival.

 

Sobre o Festival

O FECIM é um Festival de TV e Cinema realizado desde 2012 em Muqui, o maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo. O projeto foi idealizado por Jussan Silva e Silva no intuito de promover a Economia Criativa da cidade através do Audiovisual. O objetivo da iniciativa é potencializar o cinema em comunidades interioranas, contribuindo para o acesso à informação e à difusão da Cultura. Além disso, a proposta do Festival é fortalecer e apoiar a produção independente, visando contemplar as diversas visões da diversidade audiovisual brasileira.

É o único Festival de TV e Cinema do Sul do Espírito Santo. O projeto reforça a importância dos conceitos de Cidade, Cinema, Memória e Patrimônio e, prioriza ao longo dos meses que antecedem à sua realização, práticas culturais em escolas, cineclubes, espaços públicos e comunidades rurais.

A edição deste ano deseja valorizar a participação popular, a construção de novas narrativas e o conteúdo multiplataforma sob o olhar de quem vive no interior do Brasil.

O FECIM já impacta na educação e na economia da cidade, incentivando talentos, envolvendo um público diversificado, promovendo a participação social e a valorização do Sítio Histórico. Ele colabora para que Muqui seja considerada uma cidade criativa. O Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2013, ressalta a necessidade de promover a interiorização da Cultura em todos os segmentos da Economia Criativa. Defender a promoção do interior capixaba é uma vocação do Festival.

Confira a Programação:

Notícias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. ACEITAR Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies
X