Início » Professor e empresário Aridelmo Teixeira fala sobre a Fucape

Professor e empresário Aridelmo Teixeira fala sobre a Fucape

Por Redação
Instituição de ensino focada na área de negócios está entre as melhores do país

 

Aridelmo Teixeira é um daqueles típicos sonhadores. Desde criança ele sabia que se trabalhasse duro e não desistisse, conseguiria realizar seus objetivos. Ele próprio se classificou assim: “Sou um sonhador e adoro colocar meus sonhos em prática, com todo o esforço que precisar”.

O primeiro deles começou com 8 anos de idade, em seu primeiro empreendimento catando latinha e vendendo chup-chup. Mesmo muito novo, viu uma oportunidade de ganhar seu próprio dinheiro e foi atrás.

Com o passar do tempo, os sonhos foram mudando, crescendo. É contador, professor doutor, empresário, trabalhou por 17 anos na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e hoje também está como secretário da Fazenda da Prefeitura de Vitória. Além disso, tem planos como pré-candidato a governador do Estado nas eleições de 2022.

Em 2000, após muita insistência, fundou a FUCAPE Business School, hoje considerada uma das maiores faculdades de negócios do Brasil. Com sede em 16 estados, a instituição tem previsão de até 2024, estar presente em todo o país.

“No início, muitos diziam que o Espírito Santo não tinha espaço para uma Business School. O investimento foi aos poucos, com muito estudo, muito conhecimento. Começamos em três professores, cada um com mil reais, em uma sala com 30 metros quadrados e, que ainda era emprestada. Com o tempo, com novas ideias, captando recurso, inovando e buscando tecnologias, nossa startup cresceu”, disse Aridelmo.

Ele ainda atribuiu toda essa conquista a muito esforço, luta e perseverança. “Muitas vezes as pessoas dizem que algo não vai dar certo. Na verdade, em muitos momentos, há altos e baixos e, as vezes muitos baixos, por isso, por um tempo pode sim não dar tão certo, mas acreditar nos sonhos e trabalhar para fazer se tornar realidade é o que mais me move”.

Com o tempo, a Fucape começou a colher frutos e, desde 2012, está entre as melhores instituições de ensino de todo o país, com graduação em Administração; Contador Global e Economia, além de educação continuada com MBA; mestrado e doutorado.

Criada em 2000, a FUCAPE está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil que possuem nota 5 (nota máxima) na avaliação do MEC (Ministério da Educação), no Índice Geral de Cursos (IGC). Essa classificação já se perpetua há uma década. Está também, entre as top 10 do País e se classifica como a 1ª no Espírito Santo. A FUCAPE Business School, enquanto negócio, visa oportunizar condições inovadoras de alto nível, capazes de otimizar o desenvolvimento das potencialidades humanas direcionadas ao aumento da produtividade no mundo do trabalho e da coletividade, de forma sustentável.

 

Iniciativas da FUCAPE

Hub FUCAPE

O Hub de Inovação da FUCAPE tem o propósito de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras. A proposta é abrigar fisicamente empresas iniciais e/ou pequenas, dando a elas a oportunidade de crescimento.

A iniciativa é aberta ao público. Qualquer pessoa que tenha um projeto e o sonho de empreender pode se inscrever. Se selecionado, o candidato terá a oportunidade de aprender a parte teórica e prática no mesmo ambiente; terá toda assistência de professores e alunos da FUCAPE; além de um investimento no valor de R$100 mil para o desenvolvimento da startup.

Por enquanto, apenas a sede de Vitória possui a Hub. Entretanto, em 2022, a iniciativa chegará as unidades do Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Luís.

Gestão pública

Recentemente, a instituição firmou uma parceria na gestão pública com a prefeitura de Vitória que beneficia a população com regularização fundiária. Normalmente, o processo demora de três a quatro anos, mas com o projeto, as escrituras estão sendo entregues com 60 dias e de graça.

Outra iniciativa foi o programa de mestrado profissional em gestão escolar. Atualmente, cerca de 226 professores da rede pública estão cursando.

“Com esses projetos estamos mostrando que é possível pegar toda a tecnologia e colocar a serviço do cidadão, chegando na base”, disse Aridelmo Teixeira.

A metodologia da regularização fundiária já é realizada em 22 cidades. Na região sul, Venda Nova do Imigrante e Alegre já estão em parceria com a FUCAPE. Segundo Aridelmo, a instituição está aberta a ajudar as demais cidades, entretanto, essa vontade precisa partir da população ou do representante (prefeito) do município.

Legado

Aridelmo Teixeira conclui dizendo que é possível, com a participação da sociedade civil, resolver os problemas do município, sem depender da gestão municipal. “Usando tecnologia e boa vontade é possível fazer barato e até de graça, resolvendo o problema das pessoas. Estamos olhando para todos os moradores e não apenas para um grupo, fazendo com que o dinheiro chegue a cada canto da cidade”, finalizou.

 

Notícias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. ACEITAR Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies
X