Início » Expressão de fé colorem grades do Santuário Nacional de Anchieta

Expressão de fé colorem grades do Santuário Nacional de Anchieta

Por Redação

De longe já dá para observar pequenos fitilhos coloridos que se movimentam com o balançar do vento nas grades do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta. São fitas de nylon, com a inscrição do copadroeiro do Brasil, que se tornaram ícone de fé e esperança para muitos fiéis e são amarradas nas grades após pedidos de graças ao santo.

O costume, realizado em outras cidades e países, iniciou recentemente em Anchieta logo após as obras de restauração do Santuário e já se tornou comum entre os visitantes do espaço. Também, as fitas, são uma das lembrancinhas preferidas pelos turistas, vendidas na lojinha do Santuário por apenas R$ 1,50 o pacote com 10 unidades.

Após a compra, o fiel costuma levar as ‘lembrancinhas´’ para a missa na igreja do Santuário, onde são benzidas. Após pedidos a São José de Anchieta elas são amarradas nas grades verdes próximas ao acesso para o Café Rerigtiba, no complexo arquitetônico do Santuário.

O padre Nilson Morástica, reitor do Santuário, se deparou com o recente costume e ficou feliz em ver a expressão de fé e devoção das pessoas que frequentam o local. Para ele é um modo de estreitar os laços da população com a fé e fortalecer a esperança por dias melhores.

“O costume é uma devoção popular realizada em diversos locais e que agora, espontaneamente, ganhou as grades do Santuário. Ficamos contentes em ver a fé dos visitantes representadas nas fitas após pedidos de graças a São José de Anchieta”, disse. O reitor lembra que o direito canônico define a manifestação de fé como uma devoção popular que dever ser mantida e preservada.

Quem aproveitou para fazer pedidos ao santo foi o administrador Vanilton Gonçalves Júnior, morador de Colatina, que veio pela primeira vez ao Santuário. Ele achou o local muito importante para fortalecer a cultura e a fé. Segundo ele, o costume das fitas traduz a fé das pessoas.

Horários para visitar os espaços do Santuário

O Santuário fica aberto para visitação todos os dias, das 8h às 20h. O Centro de Interpretação (antigo museu) funciona de terça a domingo, das 09h às 17h. A loja do Santuário fica aberta diariamente das 09h às 17h e o Café Rerigtiba abre de terça a domingo, no horário das 14h às 20h.

As missas na igreja Nossa Senhora da Assunção acontecem de segunda a sábado às 19h, já aos domingos ocorrem às 8h, 10h30 e 19h.

 

Notícias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. ACEITAR Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies
X