Projeto que busca revitalizar mananciais e preservar matas ciliares é
Educação de Vila Velha lança projeto inovador para reforçar estímulo à leitura
A Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Ensino, lançou, neste mês, um projeto educacional inovador com o objetivo de transformar a relação dos estudantes com a leitura e escrita, o Leitura e Escrita em Rede (LER). A ideia é estabelecer um movimento permanente na rede de escolas do município para reforçar, de maneira lúdica e motivadora, a prática da leitura, produção de texto e contato com diversos gêneros textuais.
A iniciativa reúne e sistematiza um conjunto de ações que envolvem todas as áreas do conhecimento, contanto, inclusive, com a participação da família e comunidade. Dentre elas, estão previstos saraus literários, clubes de leitura, feiras de livros, dia do autógrafo com a presença de autores, produções teatrais, intercâmbios culturais, mostras literárias e diversas outras atividades e vivências.
Uma das propostas é o Leia Comigo, com horários determinados às terças-feiras (8, 14 e 20h), proporcionando momentos dedicados à leitura em todas as escolas. O intuito é criar uma rotina de leitura e, com isso, contribuir para a recomposição das aprendizagens e da escrita de modo geral.
Outra ação é o Passaporte da Leitura, que incentiva o hábito da leitura de forma criativa, produzindo, além de um registro para acompanhamento das ações, uma motivação significativa para o estudante. O passaporte sugere viagem, e a ideia é, ao final de cada trimestre, verificar as “viagens” proporcionadas pelos textos, com direito a selo na cartela individual do estudante e até premiação para quem se destacar.
Segundo a secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, o projeto impactará no desenvolvimento intelectual e cultural dos 55 mil estudantes das 113 unidades de ensino. “Pensar em melhorias na aprendizagem passa necessariamente pelo fomento à leitura, buscando integrá-la e dinamizá-la no cotidiano escolar e, também, fora das salas de aula, sobretudo no contexto atual, marcado pelas tecnologias e pela comunicação instantânea. E a escola desempenha um papel crucial na formação de leitores atentos, com senso crítico”, destacou.
“Toda a comunidade escolar está sendo engajada na iniciativa. Afinal, a leitura e a escrita são competências necessária, para além do ambiente escolar, utilizadas ao longo de toda a vida em contextos diversos”, completou a gestora.
O LER contempla todas as etapas e modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. A idealização do projeto contou com a participação de Alzenira Monteira e Lesllie Conte, professoras técnicas da Secretaria de Educação, além da colaboração especial da coordenadora Eliana Terra, da equipe de Formação Continuada e assessorias pedagógicas dos anos iniciais e finais.
Clique aqui e confira o projeto na íntegra.