Colaboradores da Unimed Sul Capixaba participam de semana assistencial

Comissão vai fazer diagnóstico sobre atendimento de casos de violência contra pessoa idosa
Primeiro encontro da Comissão Estadual Intersetorial para coordenação dos processos do diagnóstico ocorreu nessa quarta-feira (30).
Foi realizada, nessa quarta-feira (30), na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, a primeira reunião da Comissão Estadual Intersetorial para coordenar o processo de elaboração do estudo/diagnóstico de atendimento dos casos de violência contra a pessoa idosa nos territórios da Microregião Metropolitana. O trabalho será acompanhado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI).
A comissão é composta por representantes das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Saúde (Sesa), da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), além do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) e Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Microregião Metropolitana.
A comissão tem caráter temporário, com duração de seis meses.
Denúncias
A SEDH mantém o Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV). No primeiro semestre deste ano, foram registradas 549 denúncias de violação de direitos da pessoa idosa.
Maus-tratos, abandono de incapaz e agressão física são as principais denúncias registradas. Os municípios onde mais ocorrem estas violações são Vila Velha, Serra e Cariacica.